Links de Acesso

Carros de luxo para deputados levanta coro de críticas em Angola

  • Coque Mukuta

Activista e analista apontam para crianças fora da escola e seca no sul do país

A Assembleia Nacional angolana começou a distribuir na quarta-feira, 24, viaturas oficiais aos deputados que se estreiam nesta legislatura.

Parlamentares angolanos começam a receber carros de luxo - 2:23
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:23 0:00

Apesar dos modelos das viaturas serem considerados inferiores aos distribuídos na anterior legislatura, vários cidadãos vêm demonstrando o seu descontentamento contra a atribuição de viaturas luxuosas e mais regalias aos parlamentares.

O professor universitário Júlio Kuvalela diz não fazer sentido a atribuição de viaturas tão luxuosas aos deputados quando se tem milhares de crianças fora do sistema de ensino.

“É uma hipocrisia política e é imoral quando temos mais de 200 mil crianças fora do sistema escolar”, sublinhou Kuvalela que apela a uma melhor representatividade dos deputados junto dos que os elegeram.

“Apelo que os deputados rejeitem esta oferta”, pede.

Opinião crítica tem também o padre Pio Wakussanga, coordenador da Associação Construindo Comunidades, e que trabalha na zona dos Gambos.

Para ele, a atitude dos deputados angolanos reflecte uma grande incongruência quando existe nos Gambos e Curoca gente a morrer por causa da seca.

“É uma grande incongruência quando há um orçamento bastante reduzido para área social”, conclui.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG