O Presidente de São Tomé e Príncipe vai discutir com as autoridades angolanas a segurança na região do Golfo durante a visita que inicia nesta segunda-feira, 9, em Luanda.
Na hora de deixar São Tomé, Carlos Vila Nova destacou as relações históricas e de cooperação entre os dois países, mas afirmou haver "muitas coisas novas".
"A situação do Golfo da Guiné, quer da pirataria quer da protecção em termos daquilo que é a capacidade existente dentro do golfo que nós pertencemos, quer em recursos haliêuticos, quer em recursos petrolíferos", disse Vila Nova.
Na visita de três dias a Angola, o Chefe de Estado são-tomense pretende "reforçar e melhorar ainda mais" a cooperação bilateral e "abrir novas perspetivas para outras áreas.
Carlos Vila Nova está acompanhado de dois ministros e deputados.
Cabo Verde e Guiné-Bissau estreitam cooperação
Em Bissau, também nesta segunda-feira, 9, o primeiro-ministro de Cabo Verde inicia uma visita de dois dias com cooperação económica na agenda.
"É uma manifestação de vontade política e de melhorar ainda mais as relações bilaterais e o diálogo político, assim como de afirmação das relações de história, cultura, diplomáticas, mas também, económicas que se pretende ver desenvolvidas”, disse Ulisses Correia e Silva, sobre a visita que vai realizar a Bissau, e onde desloca-se à Escola Nacional da Administração, em que dará uma palestra dedicada ao tema “Estabilidade e Desenvolvimento”, e a Faculdade de Medicina.
Correia e Silva chefia uma delegação que integra os ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, e do Turismo e Transportes, Carlos Santos, bem como os secretários de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, e do Ensino Superior, Eurídice Monteiro.