Links de Acesso

Governo de Cabo Verde promete enfrentar problema de insegurança pública


Cidade da Praia, Cabo Verde
Cidade da Praia, Cabo Verde

Analista avisa para perigo do se repetir os mesmos erros do passado.

O Governo de Cabo Verde anunciou o reforço do combate à delinquência juvenil e criminalidade, através de mais meios para o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2017, nomeadamente o apetrechamento da polícia.

Esta posição decorre do estado de insegurança generalizada no país, considerado por muitos analistas e activistas sociais como um problema que urge enfrentar.

Cabo Verde reforça orçamento de segurança
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:56 0:00

Entretanto, este fenómeno é visto pelo jurista e antigo comandante geral adjunto da Polícia de Ordem Pública, João Santos, como uma matéria muito sensível e que exige medidas de fundo.

João Santos, professor de Direito e criminalista cabo-verdiano
João Santos, professor de Direito e criminalista cabo-verdiano

Santos disse à VOA ser “importante a implementação de medidas para reforçar a segurança, mas também deve-se fazer a avaliação das políticas executadas, porquanto só assim se poderá saber o efeito prático das medidas postas em acção”.

Para aquele jurista e professor universitário, tudo indica que o actual Governo está a seguir alguns caminhos construídos pelo Executivo anterior que, a seu ver ,não deram resultados.

João Santos considera que “não se deve continuar a aplicar medidas que no passado não foram eficazes”.

Já o ministro da Administração Interna afirma que o Governo tem o diagnóstico da situação e que está a trabalhar com afinco para criar as condições necessárias que permitam às forças policiais cumprir da melhor forma a sua missão.

Para além do aumento de meios materiais, Paulo Rocha fala do reforço de efectivos no próximo ano, com o recrutamento e formação de novos agentes.

O governante destaca que neste momento há reforço no patrulhamento dos principais centros urbanos, com estratégias bem definidas para cada ponto do país.

A questão preventiva revela-se importante, daí o ministro enfatizar “a necessidade de se fazer a fiscalização apertada no funcionamento dos bares, restaurantes e discotecas, locais onde há concentração de pessoas e consumo de bebidas alcoólicas”.

O ministro da Administração Interna espera que os cidadãos contribuam para o reforço da segurança, porquanto o trabalho da polícia é complementado com a estreita colaboração de todos.

XS
SM
MD
LG