Links de Acesso

Cabo Verde com 23 casos de dengue desde Dezembro


Técnicos do Instituto Pasteur de Dakar ajudam autoridades cabo-verdianas
Técnicos do Instituto Pasteur de Dakar ajudam autoridades cabo-verdianas

Arquipelago não tinha nenhum caso da doença desde 2011 e há sete meses não regista qualquer caso de zika

Cabo Verde registou, desde finais de Dezembro, 23 casos de dengue confirmados, oito deles apenas na segunda semana de Janeiro.

Na última semana do mês passado houve um abrandamento para quatro casos, de acordo com Maria de Lurdes Monteiro, directora do Serviço de Vigilância e Respostas às Epidemias, do Ministério da Saúde.

Aquela responsável lembrou à agência de notícias do arquipélago, Inforpress, que não se tinha registado nenhum caso da doença desde 2011.

“Neste momento, estão a trabalhar no laboratório de Achadinha (Praia, na capital) especialistas do Instituto Pasteur de Dakar para ajudar na realização dos exames e reforçar a questão de vigilância e respostas”, adiantou Monteiro.

Sem casos de zika

Em relação a outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a directora do Serviço de Vigilância e Respostas às Epidemias revelou que foram registados no ano passado 870 casos de zika, contra 6.743 ocorridos em 2015.

O último caso foi notificado em Junho de 2016.

Ainda no ano passado, as autoridades de saúde de Cabo Verde registaram 47 casos autóctones de paludismo e 28 importados, todos na capital do país.

Maria de Lurdes Monteiro garantiu, no entanto, que a pré-eliminação do paludismo em Cabo Verde é um facto, pois, o arquipélago não regista casos elevados por número de habitante, como recomenda a Organização Mundial da Saúde.

XS
SM
MD
LG