Links de Acesso

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe abrem embaixadas


Patrice Trovoada
Patrice Trovoada

Primeiro-ministro são-tomense está em Cabo Verde.

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe vão abrir embaixadas nas respectivas capitais em 2016.

O anúncio foi feito esta sexta-feira na Praia pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, no segundo dia da visita do seu homólogo são-tomense ao arquipélago.

Patrice Trovoada encontra-se em Cabo Verde, segundo disse, para conhecer a experiência do país em vários sectores como economia marinha, aproveitamento de água, formação profissional e segurança social.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:58 0:00
Faça o Download

Ontem em São Vicente, acompanhado do chefe de Governo de Cabo Verde, o primeiro-ministro são-tomense visitou várias infraestruturas ligadas ao mar e à formação profissional, como a fábrica de transformação de pescado Frescomar, a plataforma de frio, o Porto Grande e fábrica de produção de farinha e cereais.

“Temos muito interesse em conhecer a experiência ao nível do cluster do mar e da captação e gestão de água”, reiterou Trovoada.

O seu homólogo José Maria Neves destacou a importância da visita, garantindo o empenho do seu Executivo em apoiar São Tomé e Príncipe em diversos domínios.

Neves defendeu também que a abertura de embaixadas em Cabo Verde e São Tomé, prevista para 2016, vai reforçar a parceria entre os dois países e permitir que as relações de cooperação atinjam nível elevado e sereno.

Em conferência de imprensa na Cidade da Prai, nesta sexta-feira, Neves disse que os dois governos têm uma ligação “muito forte” com “laços históricos” e de “consanguinidade” permitindo assim que tenham uma “parceria estratégica”.

O governante frisou que durante o encontro que manteve com o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Miguel Trovoada, foi tomada decisão de “elevar” o nível de representação a embaixada nos dois Estados.

Recorde-se que em São Tomé e Príncipe vive uma enorme comunidade de cabo-verdianos que emigrou na década de 1950.

Trovoada, que está acompanhado de quatro ministros e do governador da ilha do Príncipe, regressa hoje à noite ao seu país.

XS
SM
MD
LG