Links de Acesso

Cabo Verde: Autoridades de saúde pedem cumprimento de medidas contra a Covid-19


Lavagem de mãos

O director nacional da saúde de Cabo Verde, Jorge Noel Barreto, pede mais colaboração da população na prevenção da Covid-19, numa altura em que há registo de maior aglomeração de pessoas em vários espaços, muitas sem o uso de máscaras.

Cabo Verde: Autoridades de saúde pedem cumprimento de medidas contra a Covid-19
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00

Nota-se que esse aumento coincide com o fim do estado de calamidade.

Noel Barreto destaca que sem o contributo de cada um, torna-se difícil o combate a Covid-19, e diz que ainda é cedo para se falar na alteração do estado a vigorar, mas se a situação piorar o Governo saberá adoptar as melhores medidas.

De momento, dos 555 casos activos no arquipélago, a Praia possui 297, quando já estão contabilizados mais de 34 mil cpositivos acumulados. Desde Março de 2020, 300 pessoas morreram vítimas desta doença.

Além da promoção de campanhas de educação, Noel Barreto diz que o país procura acelerar a vacinação, tendo cerca de 55 por cento de pessoas eligíveis recebido a primeira dose, e 12 por cento, as duas.

Vírus Marburg

"Eu entendo que com este ritmo é muito provável que consigamos atingir 70 por cento muito antes de final do ano", diz Noel Barreto.

Entretanto, as autoridades sanitárias cabo-verdianasdizem que seguem com atenção o aparecimentodo vírus Marburg, que pmatou uma pessoa na Guiné-Conacri.

O director dos serviços de luta contra as doenças vectoriais, Domingos Teixeira, diz que importa estar em alerta e acompanhar os procedimentos desencadeados pelas autoridades de Conacri na descoberta de mais informações e contactos da pessoa que faleceu.

"Nós estamos a seguircom a devida atenção e quando se justificar tomarmos as medidas necessárias", diz Teixeira.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG