Links de Acesso

Cabinda: Autoridades Silenciosas Sobre Ataque do Fim-de-semana


Noticias contraditórias sobre o número de vítimas do ataque. Um cidadão chinês terá sido raptado

As autoridades angolanas permanecem silenciosas sobre o ataque contra uma coluna de veículos que terá resultado na morte de pelo menos um cidadão chinês.

Inicialmente as chamadas Forças de Libertação do Estado de Cabinda, FLEC/ Posição Militar disseram que duas pessoas teriam sido mortas no ataque. Subsequentemente um porta-voz da organização entrevistado pela Voz da América disse que três pessoas foram mortas, todos eles chineses.

Mas segundo informações que a Voz da América obteve perto do local do ataque um cidadãos chinês foi morto e outro teria sido raptado.

As forças atacantes teriam sofrido dois feridos.

Os chineses trabalham para companhias envolvidas em projectos de construção de infra-estruturas e segundo as nossas fontes viajam regularmente para o Congo de onde transportam material para Cabinda.

O ataque teria ocorrido contra uma dessas colunas de transporte com cinco ou seis veículos

A estrada está reaberta ao tráfego.

Numa entrevista na Segunda-feira um porta-voz daquele agrupamento justificou o ataque contra os cidadãos chienses afirmando que a China está a usufruir de lucros de um país ocupado e em guerra.

A FLEC/ Posição Militar é o grupo que reivindicou responsabilidade pelo ataque em Janeiro contra a selecção de futebol do Togo pouco antes do inicio da Taças das Nações Africanas de futebol.

O ataque deu-se também quando a selecção do Togo entrava em Cabinda proveniente do Congo.

I

XS
SM
MD
LG