Links de Acesso

Burundi: Nkurunziza toma posse seis dias antes da data prevista


Musul'da çatışmalar sonrası sokaklar
Musul'da çatışmalar sonrası sokaklar

A Presidência do Burundi confirmou que Pierre Nkurunziza tomou posse hoje como presidente da república, numa cerimónia surpresa, seis dias antes da data prevista.

Este terceiro mandato de cinco anos foi contestado por muitos em virtude de violar a constituição e o acordo de Arusha que determinou o fim da guerra civil de 13 anos.

Após Nkurunziza anunciar, em Abril, que concorreria para um terceiro mandato, houve uma tentativa de golpe de estado e durante semanas manifestações que resultaram em mais de 100 mortos.

Nkurunziza e seus apoiantes argumentaram que era eligivel ao terceiro mandato, uma vez que em 2005, para o primeiro mandato, fora eleito por legisladores e não por voto popular.

A União Africana, União Europeia e o Departamento de Estados dos Estados Unidos manifestaram as suas inquietações sobre a eleição, mas Nkurunziza e apoiantes insistem que a decisão foi legítima.

XS
SM
MD
LG