Links de Acesso

Bombeiros com tarefa difícil no combate aos incêndios na Califórnia


Incêndio na Califórnia
Incêndio na Califórnia

Bombeiros continuam, neste sábado 9 de Dezembro, a tentar combater pelo menos seis incêndios violentos no sul da Califórnia, que destruíram centenas de edifícios e forçaram dezenas de milhares de pessoas a fugir, antes que os ventos se fortaleçam novamente.

Estimativas prevêem que rajadas de vento aumentem de intensidade até sábado a noite, desafiando os 8.700 bombeiros que lutam contra as chamas que se movem rapidamente há cinco dias da área de San Diego, pela Costa do Pacífico até ao condado de Santa Bárbara.

Os incêndios mataram pelo menos uma pessoa, destruíram 500 estruturas, feriram seis pessoas e quatro bombeiros.

A força dos ventos “potencialmente amplia o risco de os incêndios se espalharem”, disse Lynne Tolmachoff, porta-voz do Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia.

“Os bombeiros têm aproveitado as últimas 24 horas para tentar fazer linhas de contenção e fortalecê-las para que isso não aconteça.”

No auge, cerca de 212 mil pessoas foram forçadas a deixar as suas casas. Ordens de evacuação foram suspensas em algumas áreas, notícia bem-vinda para muitos em abrigos esperando para ver se as suas casas sobreviveram às chamas.

A Califórnia está ainda a recuperar-se dos prejuízos dos incêndios na região norte do Estado que resultaram em perdas asseguradas de mais de 9 mil milhões de dólares em Outubro. Aqueles incêndios, que foram concentrados na região de vinhos da Califórnia, mataram 43 pessoas.

XS
SM
MD
LG