Links de Acesso

Boca de urna dá vitória esmagadora a Boris Johnson no Reino Unido


Boris Johson mantém.se no cargo de Primeiro-ministro
Boris Johson mantém.se no cargo de Primeiro-ministro

Pesquisas de boca de urna no Reino Unido, divulgadas na noite desta quinta-feira,12, indicam que os conservadores poderão ter 368 assentos no Parlamento e os trabalhistas apenas 191, números que, caso se confirmem, dão uma ampla maioria conservadora.

Desta forma, Boris Johnson deve manter-se como primeiro-ministro e deve avançar com a sua proposta de Brexit, para a saída da União Europeia.

A pesquisa, promovida pela BBC/ITV/Sky com mais de 20 mil pessoas, também indica um crescimento expressivo do Partido Nacional Escocês, superando as expectativas de pesquisas anteriores.

O partido — que tem entre suas propostas a realização de um novo plebiscito para independência da Escócia — passaria a ocupar 55 assentos, em vez dos 20 actuais.

Desta forma, o partido ocuparia quase todas as 59 vagas existentes na Escócia, deixando apenas quatro com parlamentares de outros partidos.

Os resultados das pesquisas de boca de urna provocaram uma valorização da libra, que atingiu o seu nível mais alto em mais de 18 meses, ao subir 2,3% em relação ao dólar e 1,8% perante o euro.

Para obter a maioria, um partido precisa de 326 assentos.

Antes de ser dissolvido no dia 6 de Novembro, o Parlamento tinha 298 conservadores e 243 trabalhistas.

Caso os conservadores obtenham a maioria, já na sexta-feira seu líder irá ao Palácio de Buckingham, pedir permissão à rainha para formar um novo Governo.

XS
SM
MD
LG