Links de Acesso

Blinken desloca-se à Etiópia e Níger


Antony Blinken
Antony Blinken

Conflito em Tigray em foco nas discussões em Adis Abeba e cooperacao na defesa debatida no Níger

O secretário de Estado americano vai deslocar-se à Etiópia e Níger na próxima semana, anunciou o Departamento de Estado nesta sexta-feira, 10, em Washington.

Na Etiópia, Antony Blinken vai discutir a aplicação de um acordo de paz na província de Tigray onde se tem registado obstáculos ao fornecimento de ajuda humanitária e a presença de tropas estrangeiras continua a ser uma realidade.

Há ainda alegações de contínuos actos de violência em Tigray contra a população local.

Numa declaração, o Departamento de Estado disse que na Etiópia Blinken “vai discutir a aplicação do acordo de cessação de hostilidades para fazer avançar a paz e promover a justiça transnacional no norte da Etiópia”.

Blinken: A China pode considerar a prestação de assistência letal à Rússia
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00

Em Adis Abeba, o secretario de Estado vai encontrar-se com organizações humanitárias e membros da sociedade civil e ainda com o presidente da Comissão Africana, Moussa Faki Mahamat, com quem “discutirá as prioridades globais regionais e dará seguimento aos compromissos da Cimeira Estados Unidos-África realizada em Dezembro, com enfoque na segurança alimentar, clima e uma transição energética justa, a diáspora africana e saúde global”

“O secretário vai sublinhar o apoio dos Estados Unidos à representação permanente africana em organizações multilaterais”, disse o comunicado.

A viagem ao Níger dá-se numa altura em que grupos de rebeldes islâmicos têm vindo a intensificar as suas acções no Mali, Burkina Faso e outros países.

Está será a primeira visita de um secretário de Estado americano a este país e Blinken vai reunir-se com o Presidente Mohamed Bazoum e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hassoumi Massaoudou.

Blinken analisará “meios de se avançar a parceria Estados Unidos-Níger em diplomacia, democracia, desenvolvimento e defesa”.

O secretário de Estado vai também manter um diálogo com jovens das zonas de conflito do país.

Fórum

XS
SM
MD
LG