Links de Acesso

Bissau acusa Cabo Verde de cumplicidade na detenção de Na Tchuto


António Indjai (esq.) e Bubo Na Tchuto (Foto de arquivo)
António Indjai (esq.) e Bubo Na Tchuto (Foto de arquivo)

Reacção guineense verifica-se na sequência das acusações de envolvimento em tráfico de drogas feitas pela justiça americana contra António Indjai

A Guiné-Bissau acusou Cabo Verde de cumplicidade na recente operação da agência antidroga americana, DEA, que culminou coma detenção do antigo chefe da armada, Bubu Na Tchuto.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00
Faça o Download
A reacção do governo guineense verifica-se na sequência das acusações de envolvimento em tráfico de drogas feitas pela justiça americana contra António Indjai o actual chefe das forças armadas guineenses.

O governo de transição da Guiné-Bissau encontrou um bode expiatório sobre a captura de Bubu Na Tchuto. Trata-se de Cabo-Verde que, para as autoridades guineenses, teve um comportamento provocatório, quando deixou os seus agentes policiais envolverem-se na operação de captura do antigo chefe da armada.

Por outro lado, o ministro da presidência do conselho de ministros e porta-voz do governo, Fernando Vaz, aproveitou a ocasião para desferir fortes acusações ao governo de Cabo Verde sobre a delicada situação em Casamança no vizinho Senegal.

Ainda pela voz de Fernando Vaz, o governo de transição da Guiné-Bissau solicitou a colaboração judiciária dos Estados Unidos em todos os casos de natureza criminal que envolvam cidadãos guineenses.

O governo da Guiné-Bissau disse ainda ser inaceitável e inadmissível o facto de, na sua opinião, a justiça americana ter accionado acusações contra alguns destacados oficiais das forças armadas, sem terem contactado as autoridades judiciais guineenses.
XS
SM
MD
LG