Links de Acesso

Benguela: Polícia força quarentena de cidadãos vindos de Portugal


Cidadão chegado de Portugal levado pelas autoridades de saúde para quarentena forçada, devido ao coronavírus. Benguela 21 março, 2020
Cidadão chegado de Portugal levado pelas autoridades de saúde para quarentena forçada, devido ao coronavírus. Benguela 21 março, 2020

Confirmados os primeiros casos positivos de coronavírus em Angola, a Polícia Nacional movimenta-se pelas ruas de diferentes cidades, como se viu hoje, 21 de março, em Benguela, à procura dos cidadãos que chegaram de Portugal há pouco tempo, concretamente no passado dia 17, quando vários passageiros “furaram” as medidas de prevenção no aeroporto de Luanda, constatou a nossa reportagem.

Em Benguela, província com um Consulado de Portugal que tem servido o Centro Sul do país, a Polícia estará no encalço de mais de trinta cidadãos recentemente chegados da capital portuguesa, apurou a VOA de fonte da corporação.

O objectivo, conforme a mesma fonte, é forçar, se necessário, uma quarentena de quinze dias, na comuna da Canjala (município do Lobito), a quase cem quilómetros da cidade de Benguela.

Outra fonte, do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), disse que os cidadãos estão a ser seguidos minuciosamente, até porque “os riscos de infeção são cada vez mais evidentes".

Coronavírus: moçambicanos invadem farmácias e economia está em alerta
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:53 0:00

Um dos cidadãos chegados de Portugal no dia da “barafunda” no aeroporto de Luanda, o funcionário público Tó Saraiva, da Administração Municipal de Benguela, foi transportado numa viatura da Emergência Médica para a direcção de saúde pública, onde efectuou todos os exames, como ilustram as imagens.

Na altura da movimentação, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia, Filipe Caxota, numa breve declaração, disse que a operação vai prosseguir, devendo ser entendida aos municípios da Baía Farta e do Lobito.

Já o director do Gabinete Provincial de Saúde, António Manuel Cabinda, confirma que estão trinta e oito cidadãos em quarentena, na Canjala e em casa.

Cabinda falava à imprensa no final de um encontro da comissão provincial que trata da prevenção, da qual é membro, tendo referido que alguns cidadãos terão de ser levados à quarentena de forma compulsiva.

XS
SM
MD
LG