Links de Acesso

Avião israelita abatido em ataque à Síria

  • Redacção VOA

Destroços do avião F 16 abatido num ataque à Síria

Israel ataca alvos iranianos em territorio sírio após "drone" ter violado espaço aéreo israelita.Explosões ouvidas em Damasco.

O grupo libanês Hezzbollah disse hoje que a destruição de um avião israelita F-16 pelo exército sírio significa “uma nova fase estratégica” que vai limitar o uso do espaço aéreo sírio por Israel.

O Hezzbollah, um grupo Xiíta muçulmano aliado ao Irão e ao governo sírio, disse que o incidente assinala que "as velhas equações definitivamente acabaram".

O avião, que se despenhou em território israelita, participava numa operação aérea contra o que Israel disse serem alvos iranianos depois de um "drone" - um avião não tripulado - iraniano ter sido interceptado e abatido dentro de Israel.

Um dos dois tripulates estã em estado grave e outro sofreu ferimentos "ligeiros", disseram as autoridades israelitas

Os meios estatais sírios disseram que a Síria está a responder a uma “nova agressão israelita”.

A televisão estatal síria disse que explosões podiam ser ouvidas numa região perto da capital Damasco.

Um porta-voz das forças armadas israelitas disse que Israel atingiu 12 alvos militares sírio e iranianos na Síria em resposta a uma agressão iraniana.

O porta-voz acusou o Irão de ser “responsável por uma grave violação da soberania israelita” acrescentando que “quem quer que seja respo´savel por este incidente pagará por isso”

O comandante em exercício da Guarda Revolucionaria iraniana disse não comentar notícias dadas por Israel.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG