Links de Acesso

Avião indiano partiu-se em dois - 18 pessoas morreram


Avião da Air India Express partido em dois - Aeroporto Internacional de Calecute, 7 agosto 2020

Pelo menos 18 pessoas morreram e mais de 125 ficaram feridas no sul da Índia num acidente de avião que ocorreu quando a aeronave ultrapassou uma pista e mergulhou num vale enquanto tentava pousar sob forte chuva.

O avião da Air India Express derrapou na pista na sexta-feira, 7 de agosto, e dividiu-se em dois durante uma segunda tentativa do piloto de pousar no aeroporto de Calecute, perto de Kozhikode, no estado de Kerala, disseram as autoridades.

Autoridades disseram que a fuselagem do avião quebrou quando o seu nariz bateu no solo - as imagens mostravam duas partes do Boeing 737 separadas por vários metros.

Avião da Air India Express partido em dois
Avião da Air India Express partido em dois

Localizado no topo de um planalto, o aeroporto de Kozhikode tem o que é chamado de pista de mesa, que tem uma queda acentuada numa ou nas duas pontas.

Ambos os pilotos morreram e vários feridos estão em estado crítico.

O avião, que vinha de Dubai, repatriava indianos retidos no exterior desde que a Índia encerrou voos internacionais em março devido à pandemia do coronavírus. Transportava 190 passageiros, incluindo dez crianças e seis tripulantes.

Eles foram removidos após uma operação de três horas na sexta à noite.

Avião da Air India Express partido em dois
Avião da Air India Express partido em dois

O ministro da Aviação Civil, Hardeep Puri, disse que as equipas de resgate conseguiram remover a maioria dos passageiros porque o avião não pegou fogo enquanto escorregava encosta abaixo.

"A nossa tarefa teria sido muito mais difícil se o avião tivesse pegado fogo", disse ele.

Ele disse que 127 pessoas estão no hospital.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG