O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) de Cabo Vede confirmou nesta segunda-feira, 17, a existência de um surto de peste suína africana na ilha Boa Vista e anuncia medidas emergências para minimizar o risco de propagação da doença no país.
Aquele departamento governamental esclarece, no entanto, tratar-se de “uma doença viral altamente contagiosa entre os porcos, provoca grandes perdas económicas", mas "não constitui nenhum risco para a saúde humana”.
Para responder à situação reinante, o MAA diz que "foram implementadas de imediato, ações, no terreno, de sensibilização e de informação sobre a doença, através de uma equipa multidisciplinar", ao mesmo tempo que avançou com "o reforço da inspecção e controlo da saída e circulação de porcos e seus derivados, da zona infetada para as outras zonas da ilha assim como para o resto do país".
Os primeiros casos de peste suína africana foram detetados no início do mês numa pocilga localizada na zona industrial de Sal Rei, na ilha da Boa Vista, que, segundo o delegado do MAA não tem condições para a prática da atividade.
Fórum