Links de Acesso

Autoridades angolanas encerram fronteira entre Malanje e República Democrática do Congo


Estrada da sede de Massango, fronteira com a RDC

Ameaça de ébola leva a controlo apertado dos movimentos de bens e pessoas

A circulação de pessoas e bens na fronteira entre a província de Malanje e a República Democrática do Congo (RDC) foi encerrada nos últimos dias para prevenir a entrada do vírus ébola no território angolano.

Malanje fecha fronteiras com RDC - 1:55
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:55 0:00

A decisão consta do Plano de Acção do Governo Provincial local que tem jurisdição sobre os municípios de Marimba e Massango, por onde diariamente cidadãos angolanos entram e saem em direcção à RDC para estudar e procurar cuidados de saúde.

Os postos de guarda-fronteira de Quicuto, Ngola Paz, Tembo Aluma, Muheto e Bananeira regiões nortenhas com a RDC beneficiaram de meios técnicos, humanos, equipamentos de biossegurança, medicamentos e viaturas no âmbito do programa emergencial de contenção da pandemia que já causou mais de 20 mortos.

Cada posto de fronteira comporta 12 efectivos da Polícia de Guarda Fronteira, igual número do Serviço de Migração e Estrangeiros e quatro técnicos de saúde e dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.

O controlo de produtos de origem animal e das águas territoriais é feito por quatro técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e dois veterinários, com os respectivos meios de biossegurança para o atendimento de casos suspeitos de ébola.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG