Links de Acesso

Autoridades angolanas desmentem notícias sobre crianças a morrerem no Cuango por sarampo


Criança afectada pelo Sarampo
Criança afectada pelo Sarampo

As autoridades sanitárias angolas desmentiram noticias que mais de 10 crianças estariam a morrer diariamente de sarampo no Cuango , na província da Lunda Norte.

O secretário de estado da saúde Leonardo Europeu deslocou-se à região para investigar as alegações disse que alegações de que “quinze a vinte crianças” estriam a morrer diariamente significaria no mínimo 450 crianças num mês e ninguém conseguiu mostrar onde esta sepultadas essas crianças.

Dos 110 casos suspeitos registados na região do Cuango, os serviços de saúde dizem que as amostras não confirmam casos positivos da doença, segundo o director da saúde da Lunda Norte José Jimy.
“Há amostras que já foram para Luanda e já estamos a receber os resultados e, dessas amostras muitos casos que foram como sarampo ou tidos como sarampo vieram com resultados negativos”, disse
O secretário de Estado do sector Leonardo Europeudisse haver muitos casos de malária acrescentando que de 100 crianças internadas “temos doze que estão internadas no isolamento numa das enfermarias com sarampo”.
A direcção provincial da saúde da Lunda Norte vai continuar a reforçar a campanha de vacinação contra o sarampo e pretende vacinar ainda este ano mais de 53.000 crianças.

“Vai se continuar com a vacinação e fazermos o bloqueio com vacinação principalmente para os casos de sarampo e apelamos á população a acorrer as unidades sanitárias”, acrescentou

XS
SM
MD
LG