Links de Acesso

Aumentam casos de tuberculose


Foto de arquivo

Nos primeiros nove meses deste ano, foram diagnosticados mais de 62 mil casos de tuberculose.

As autoridades de saúde assumem que os casos da tuberculose pulmonar estão a aumentar de forma assustadora, sobretudo na população com idade igual ou superior a 15 anos.

Aumentam casos de tuberculose
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:39 0:00

Esta terça-feira, 05, terminou na cidade satélite da Matola, província de Maputo, um encontro de planificação do Programa Nacional para o controlo da Tuberculose em Moçambique, que reuniu quadros do sector da saúde e parceiros de cooperação.

A ministra da Saúde, Nazira Abdula, anunciou na ocasião, o lançamento do primeiro inquérito nacional de prevalência da tuberculose pulmonar, que numa fase inicial vai abranger 42 mil pessoas em 72 distritos do país.

Pretende-se com este inquérito, saber a taxa real de prevalência da tuberculose nas diferentes regiões do país.

As projecções das Nações Unidas indicam que Moçambique está entre os primeiros 20 países com taxas muito elevadas de prevalência da tuberculose.

"Nós estimamos que neste momento temos, por ano, 159 mil novos casos, e desses apenas entre 50 e 60 porcento são diagnosticados. Portanto, o peso é muito grande", reconheceu a titular da pasta da Saúde.

Refira-se que nos primeiros nove meses deste ano, foram diagnosticados no país, mais de 62 mil casos de tuberculose, oito mil e duzentos dos quais referem-se a crianças e 669 são casos de tuberculose resistente a medicamentos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG