Links de Acesso

Atropelamento de Londres é acto terrorista para a polícia


Polícia em alerta em Finsbury Park
Polícia em alerta em Finsbury Park

Conselho Muçulmano Britânico fala em islamofobia

A polícia trata como terrorismo o atropelamento que terminou com uma pessoa morta e 10 feridas perto de uma mesquita em Finsbury Park, no norte de Londres, na madrugada desta segunda-feira,19.

O condutor da carrinha foi contido pela população e preso pela polícia.

"Estamos mantendo a mente aberta. A acção está a ser tratada como um ataque terrorista e o Comando contra o Terrorismo está a investigar", disse Neil Basu, coordenador da polícia anti-terrorismo de Londres.

O condutor dirigiu o carro para cima de pessoas que saiam de uma mesquita poucos minutos depois da meia-noite.

Um homem que já recebia atendimento no local antes do atropelamento morreu e a polícia ainda não sabe dizer se a morte foi provocada pelo choque com a carrinha

Dos dez feridos, dois foram atendidos no local com ferimentos leves e oito estão hospitalizados, dos quais dois estão em estado grave.

Todas as vítimas são muçulmanas.

Agiu sozinho

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que o suspeito actuou sozinho, de acordo com as primeiras conclusões dos investigadores.

Abdul Rahman, que ajudou a deter o suspeito, disse à BBC que ele afirmou que queria "matar todos os muçulmanos".

A polícia não divulgou a identidade do suspeito detido, mas informou que se trata de um homem de 48 anos que foi levado para um hospital para uma avaliação de saúde mental.

Islamofobia

O Conselho Muçulmano Britânico (Muslim Council of Britain, em inglês) emitiu um comunicado em que diz que "aparentemente, segundo relatos de testemunhas, o autor foi motivado por islamofobia".

O documento, assinado pelo secretário-geral do conselho, Harun Khan, acrescenta que "nas últimas semanas e meses, muçulmanos enfrentaram muitos incidentes de islamofobia, e esta foi a manifestação mais violenta até o momento".

Devido ao fim do Ramadão, a organização pede que "as autoridades aumentem a segurança do lado de fora das mesquitas urgentemente".

XS
SM
MD
LG