Links de Acesso

ASF: "O nosso corpo é ciumento, não lhe devemos dar o que ele produz", João Mulima


João Mulima, médico angolano, especialista em Medicina Desportiva

João Mulima, especialista em Medicina Desportiva, foi o convidado do Angola Saúde em Foco de 8 de Janeiro.

Falámos de cuidados de saúde focados na aptidão física e no tratamento e prevenção de lesões relacionadas com desporto e exercício físico, mas também sobre como cuidar da saúde sem recorrer a medicamentos, depois de uma quadra festiva dada a exageros.

O médico deixou recomendações de exercício físico e lembrou que o tempo que não usamos hoje para o exercício, vamos usar amanhã para idas ao hospital, considerando o sedentarismo uma das principais causas de doenças como arritmia, tendinite, entre muitas outras.

"Aqueles que não encontram tempo para o exercício, encontrarão para as doenças", referiu o médico acrescentando que a prática de exercício é muito importante, mas na medida certa: "Se for em excesso prejudica, se for em défice não traz benefício nenhum".

O médico diz também que o essencial para o corpo é água, antes, durante e depois do exercício.

Não sendo apologista de suplementos, especialmente quando auto-administrados (sem recomendação médica), o dr. Mulima explica que quando o corpo recebe o que produz ele pára de produzir essa vitamina, por exemplo, e quando lhe é retirada acaba por não conseguir voltar ao seu funcionamento normal. Por isso, João Mulima chama o corpo de "ciumento".

Veja o programa completo com mais esclarecimentos e recomendações de João Mulima.

ASF: "O nosso corpo é ciumento, não lhe devemos dar o que ele produz", João Mulima
please wait

No media source currently available

0:00 0:49:03 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG