Links de Acesso

Seul Efectua Novas Manobras Militares


Volunteers select symbolic bones to display at the "One Million Bones" installation on the National Mall, Washington, D.C, June 8, 2013. (Jill Craig/VOA)
Volunteers select symbolic bones to display at the "One Million Bones" installation on the National Mall, Washington, D.C, June 8, 2013. (Jill Craig/VOA)

A Coreia do Sul está a realizar novas manobras militares em terra e no mar, exercícios que são classificados como de rotina mas que podem aumentar o nível de tensão com a Coreia do Norte.

A Coreia do Sul deu inicio esta quarta feira a três dias de exercícios nas águas ao largo da costa leste, a cerca de uma centena de quilómetros para sul da fronteira marítima.

Park Chang-kwon especialista militar sustenta que as manobras demonstram prontidão ao público sul coreano bem como à liderança norte coreana.

Park sublinha que ao contrário do Mar Amarelo, as águas do leste não se encontram em disputa, por isso este exercício não deve dar a Pyongyang qualquer razão para retaliar, embora o Norte seja imprevisível.

Park acentua que este exercício se destina a preparar a marinha sul coreana contra infiltrações de submarinos.

O exército e a força área sul coreanas vão realizar, amanhã quinta-feira, as maiores manobras de inverno num exercício de fogos reais, a cerca de vinte quilómetros da fronteira norte coreana.

Um porta-voz das forças dos Estados Unidos na Coreia do Sul indicou que as tropas americanas não vão participar no exercício terrestre.

Por outro lado, o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs desmentiu qualquer sugestão sobre o regresso às conversações a seis, indicando que a Coreia do Norte não se encontra remotamente preparada para tais conversações.

Gibbs sublinhou que Pyongyang deve mostrar primeiro através de provas mais do que palavras que irá alterar o que denominou de comportamento beligerante.

XS
SM
MD
LG