Links de Acesso

Senado Pode Acabar Discriminação Sexual nas Forças Armadas


Senador Jonh McCain
Senador Jonh McCain

No Senado dos Estados Unidos há votos bastantes para aprovar uma lei que termine com a proibição dos homossexuais e lésbicas prestarem serviço militar sem esconderem as suas orientações sexuais

Provavelmente, nenhuma iniciativa legislativa nos Estados Unidos terá visto mais altos e baixos este ano do que os esforços para acabar com o “Don’t Ask, Don’t Tell”(Não Pergunte, Não Diga), uma lei que já levou à expulsão de 14 mil homossexuais e lésbicas das Forças Armadas Americanas desde que entrou em vigor em 1993.

Em Janeiro, o presidente Barack Obama anunciou que ia pressionar pela anulação da lei. Pouco depois, o secretário da Defesa Robert Gates e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante Mike Mullen, disseram que eles também pensavam que devia terminar a proibição dos homossexuais e lésbicas prestarem serviço militar sem quaisquer condicionalismos.

O Pentágono ordenou um estudo exaustivo para medir as atitudes militares face a uma mudança na política e como implementar essa mudança sem prejudicar a moral ou a eficiência de combate em tempo de guerra.

Entretanto, uma cláusula para revogar o “Não Pergunte, Não Diga” foi apensa à lei anual dos gastos com a Defesa dos Estados Unidos. A lei foi aprovada na Câmara dos Representantes, mas encalhou no Senado, onde os Republicanos usaram uma manobra parlamentar para bloquear o debate sobre a legislação.

Com o tempo a esgotar-se para uma acção este ano e os Republicanos aumentando o seu numero no Senado no inicio do próximo ano, os proponentes da revogação da lei estão abertamente irritados de que a melhor oportunidade para acabar com o “Don’t Ask, Don’t Tell” poderá ter-se escapado.

Mas não, de acordo com o senador democrata independente Joe Liberman, do Connecticut, numa conferência de imprensa na semana passada:

“Estou confiante de que temos mais de 60 votos necessários para aprovar a lei de autorização de Defesa juntamente com a anulação do “Don’t Ask, Don’t Tell”. E vamos continuar a lutar no espírito das Forças Armadas Americanas, até conseguirmos terminar a tarefa.”

Mas nem todos estão convencidos de que a lei deve ser revogada. O senador republicano John McCain, do Arizona, disse que o estudo do Pentágono é imperfeito porque o0 seu principal propósito foi examinar como melhor implementar a anulação do “Don’t Ask’ Don’t Tell” – e não se a lei devia ou não ser abolida:

“Eu quero um profundo e completo estudo do efeito sobre a moral e a prontidão de combate das forças armadas americanas. Eu ouvirei, e como tenho dito desde há anos, os nossos líderes militares e não um estudo que foi passado à imprensa.”

Quase todos os países aliados da NATO autorizam os homossexuais e lésbicas a prestarem livremente o serviço militar. Recentes sondagens de opinião pública mostram uma clara maioria de americanos a favor do fim do “Don’T Ask, Don’t Tell” (Não pergunte, Não Diga).

XS
SM
MD
LG