Links de Acesso

Vice Presidente Chinês Está em Luanda


Sucesso em Angola
Sucesso em Angola

Alguns afirmam que empresas chinesas impedem avanços de empresariado local

Luanda Novembro 19, 2010 - O vice presidente da China Xi Jinping chegou hoje a Angola para uma vistia de dois dias tendo logo após a sua chegada a Luanda tido um encontro com o Presidente José Eduardo dos santos.
Xi Jin Ping visitará empreendimentos de construção civil, antes de deixar Luanda neste sábado.
O embaixador de Angola na China Manuel Bernardo falou à imprensa sobre a importância desta visita sobretudo a cooperação que sai reforçada nos variados domínios.
Apesar da ajuda que prestou aos movimentos de libertação nacional na década de 60, as relações com o Executivo do MPLA conheceram grande impulso com o Acordo de empréstimo celebrado em Março de 2004, entre o então ministro das Finanças e o presidente do Eximbank, avaliada em 2 biliões de dólares americanos.Novos Acordos firmados elevaram para mais de 7 biliões de dólares, o valor total do empréstimo.
Luanda paga a dívida com remessa de 500 mil barris de petróleo/ dia.
Com o potencial de riqueza em recursos naturais de Angola, neste momento nada parece pôr em causa a capacidade de pagamento do país.
Angola conquistou em 2006 primazia na sub-região do continente na parceria comercial com o país asiático. Nove ponto três biliões de dólares contra 6.8 da África do Sul.
Ouça a reportagem do Alexandre Neto com a opinião de analistas locais. Uma das perguntas a que respondem é se a presença de companhias chinesas não está a servir para excluir o empresariado local de várias empreitadas.


XS
SM
MD
LG