Links de Acesso

Etiópia prepara o acolhimento da maior conferencia sobre HIV/SIDA


Etiópia prepara o acolhimento da maior conferencia sobre HIV/SIDA
Etiópia prepara o acolhimento da maior conferencia sobre HIV/SIDA

Mais de 22 milhões de africanos são doentes ou portadores do vírus do SIDA

A capital etíope está a ultimar os preparativos para acolher a 16ª conferencia internacional sobre a HIV/SIDA em África.

Peter Heinlein correspondente da VOA em Adis-Abeba diz que o evento vai acolher mais de 7 mil delegados incluindo profissionais de saúde e cientistas ligados aos programas de luta contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Vinte e dois milhões e meio dos 33 milhões de doentes e portadores da Sida encontram-se em África. A conferencia com o inicio previsto para 4 de Dezembro destina-se a lançar um alarme público.

O mnistro etíope da saúde Tewodros Adhanom considera que o evento a ter lugar durante uma semana vai ser uma oportunidade de partilha de informações acerca das perspectivas de prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

“Nosso maior objectivo é realmente aprender a partir dos outros. Vai haver conhecimentos científicos e melhores práticas na prevenção do HIV/SIDA, cuidados de tratamento e apoio, e outras coisas que podemos aprender dos participantes. Estamos realmente ansiosos para aprender, e iremos ter a oportunidade de mostrar ao mundo o que estamos a fazer.”

Esta conferência bienal acontece 30 anos depois da descoberta do vírus da Sida. Enquanto os números de casos morte do Sida vêm dimunuindo desde 2004 com o recurso aos retrovirais, a Africa sub-sahariana continua a ser o maior problema ao nível do mundo por causa da média elevada de casos nessa região.

O ministro etíope diz que a conferencia vai dar ênfase ao facto de que os vinte e dois milhões e meio de africanos com HIV/SIDA são indivíduos cujas vidas e mortes estão relacionadas com muito mais milhões ainda de pessoas.

“Eu disse que esses dados não são realmente numeros, eles são pessoas. Vinte e dois milhões em Africa é realmente grande, e a extensão, a magnitude da morte é muito grande, e existe um real compromisso, e não há razões para não assumirmos o engajamento que tinhamos tomado.”

A conferencia Internacional sobre a Sida e doenças sexualmente transmissíveis em África, ICASA, vai ser a maior conferencia jamais organizada em Adis-Abeba.

XS
SM
MD
LG