Links de Acesso

Manuel Vicente deverá continuar na presidência da Sonangol


Manuel Vicente deverá continuar na presidência da Sonangol
Manuel Vicente deverá continuar na presidência da Sonangol

A possibilidade da sua saída tinha gerado especulações, receios e expectactivas em relação ao futuro da petrolífera angolana.

O anúncio da possível saída de Manuel Vicente da presidência do conselho de administração da Sonangol gerou especulações, receios e expectactivas em relação ao futuro da companhia petrolífera angolana.

O certo é que o mês de Novembro encaminha-se para o fim e nada se diz em relação à mudança de percurso de um dos homens mais poderosos do país.

Agora a dúvida toma conta dos ciclos de opinião. O Panguinho de Oliveira conversou a este respeito com o jornalista Miguel Gomes do “Novo Jornal” e com o técnico de petróleos Peter Almeida.

Para Miguel Gomes a saída de Manuel Vicente da Sonangol parece neste momento menos provável salientando que o momento político aponta em contrário.

Quanto às razões que o levaram há alguns meses a anunciá-la Miguel Gomes afirmou à VOA que se tratou evetualmente de uma tentativa de ver como é que as pessoas reagiam no seio do MPLA, ou então de uma mera precipitação da parte do homem forte da Sonangol.

Por seu lado, Peter Almeida afirmou-nos que não acredita na saída de Manuel Vicente para uma “reforma dourada” visto dispor de um grande capital técnico e de ter grangeado o respeito da sociedade angolana.

Segundo ele, o anúncio da sua possivelpartida com o objectivo de mais altos voos politicos não foi especialmente bem recebida no seio do MPLA.

Almeida salienta a esse respeito a declaração do porta-voz do MPLA, Rui Falcão, de que Vicente não passava de “um militante como os outros”.

Ouça a mesa redonda da “Voz da América” moderada pelo Panguinho de Oliveira.

XS
SM
MD
LG