Links de Acesso

Brasil: Dilma Rousseff Eleita Presidente


Brasil: Dilma Rousseff Eleita Presidente
Brasil: Dilma Rousseff Eleita Presidente

A candidata do PT, Dilma Rousseff, foi eleita hoje, presidente do Brasil, a primeira mulher da história do país a ocupar o cargo.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, foi eleita hoje, presidente do Brasil, a primeira mulher da história do país a ocupar o cargo. No momento em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a apuração de 85% dos votos, a petista já tinha 54, 67% dos votos contra 45,33% do seu adversário, José Serra (PSDB).

No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 46,91% dos votos e José Serra, 32,61%. A vitória da candidata do presidente Lula coloca fim a uma campanha de segundo turno acirrada e marcada por duras trocas de acusações entre os candidatos.

Dilma Rousseff, que foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil do governo Lula, entrou em março deste ano na pré-campanha. Ela cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos. No entanto, poucos dias antes do primeiro turno, de 3 de Outubro, a candidata começou a cair nos levantamentos e a vitória que parecia estar garantida na primeira volta foi adiada para este domingo.
Dilma Roussef faz o primeiro pronunciamento aos brasileiros ainda na noite deste domingo. O resultado da vitória da candidata do presidente Lula chegou depois de um domingo sem problemas significativos durante a votação no Brasil.

Em coletiva, em Brasília, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, anunciou que o segundo turno transcorreu com muita tranquilidade. “Os eleitores brasileiros, de forma pacífica e ordeira, compareceram às urnas. Não tivemos nenhum incidente registrado com relação aos eleitores. Felizmente também não tivemos nenhum registro de mortos ou feridos”, afirmou Lewandowski.

XS
SM
MD
LG