Links de Acesso

Mineiros chilenos estão bem de saúde - diz ministro da tutela


Mineiros chilenos estão bem de saúde - diz ministro da tutela
Mineiros chilenos estão bem de saúde - diz ministro da tutela

Os mais saudáveis dos 33 mineiros podem ter alta hospitalar esta Quinta-feira

O ministro chileno da saúde disse que os mais saudáveis entre os 33 mineiros resgatados ontem da mina de San José podem receber altas hospitalares ainda hoje.

Jaime Manalich disse que os mineiros foram levados aos hospitais para observações médicas e que a maioria dos deles estava em bom estado de saúde, estando apenas um a ser tratado contra a pneumonia.

Os trinta e três mineiros bloqueados numa mina chilena de Ouro e Cobre desde 5 de Agosto foram salvos esta Quarta-feira dois meses depois do inicio das operações de busca e de salvamento.

Era o fim de uma prova que marcou o país e o mundo durante mais de dois meses.

Sósimo Leal apresenta-nos uma reportagem de Brian Vagner da redacção central da VOA.

O último mineiro foi içado a superfície a menos de 24 horas do inicio da operação de busca na mina de San Jose no norte do Chile. Inicialmente os responsáveis tinham previsto que o processo poderia durar 48 horas, para içar a superfície os 33 homens que se encontravam a uma profundidade de 622 metros.

As equipas de salvamento aligeiraram os processos, e quinze minutos foi quanto durou a recuperação um por um dos mineiros, e a operação acabou ser concluída ainda no dia de ontem.

E no momento que se puxava para a superfície o último mineiro, os trabalhadores gritaram de alegria – “Vamos Chile, estamos em via de trazer o ultimo mineiro”.

O último mineiro era Luiz Urzúa, que dirigia a equipa no dia em que ficaram bloqueados na mina de ouro e cobre, há 5 de Agosto.

Urzúa apertou as mãos ao presidente chileno Sebastião Pinera, agradecendo lhe ao mesmo tempo que dizia estar orgulhoso de ser chileno perante o sucesso da operação de salvamento.

O presidente chileno disse por sua vez que o governo estava orgulhoso pela forma como os mineiros viveram esse momento de fraternidade e de coragem.

Presente também esteve o presidente da Bolívia, Evo Morales que chegou durante a manhã para se encontrar com Carlos Mamani um mineiro de nacionalidade boliviana, que fazia parte dos 33 homens.

Seis membros da equipa de salvamento, incluindo especialistas de minas e médicos da marinha estiveram no interior da cave apoiando as operações de busca. Eles foram os últimos a ganhar a superfície ao bordo da cápsula Phoenix, construída por engenheiros da marinha. O dispositivo de metro e meio era composto de uma botija de oxigénio, e um telefone para comunicar com a superfície.

O ministro da saúde Jaime Manalich disse que ao contrário do que esperava muitos dos mineiros aparentam bom estado de saúde. Sublinhou que todos eles serão submetidos a uma série de exames, incluindo de raios X e monitoria cardíaca, e deverão também receber tratamentos psicológicos se necessários.

Mais de mil jornalistas cobriram o evento na remota mina do Deserto de Atacama. Eles juntaram-se aos familiares dos mineiros e a equipa de salvamento que na ocasião criaram uma comunidade chamada de Campo de Esperança.

XS
SM
MD
LG