Links de Acesso

Eleições Gerais no Brasil – A sucessão de Lula


Eleições Gerais no Brasil – A sucessão de Lula
Eleições Gerais no Brasil – A sucessão de Lula

<a href="http://www.voanews.com/portuguese/news/special-reports/politics/Elecoes-Brasil-2010-103951788.html"> http://media.voanews.com/images/brazil-elections-480.jpg

O Brasil vai este domingo às urnas para escolher entre outros cargos quem vai suceder ao presidente Luiz Inácio da Silva, que não pode concorrer a um terceiro mandato.

O voto é obrigatório para os brasileiros alfabetizados entre os 17 e 70 anos de idade e facultativo para os jovens de 16 e 17 ano, para os maiores de 70 e para os analfabetos. Há cerca de 135,8 milhões de eleitores.

Além do presidente, os brasileiros vão eleger os governadores de 26 estados mais o distrito federal, 54 senadores, 513 deputados federais, e os deputados das assembleias legislativas estaduais e da câmara distrital. As urnas estarão abertas das 8 horas às 17 horas (hora local) e a votação é feita em urnas eletrónicas.

Caso um candidato a presidente ou governador não consiga mais de metade dos votos válidos, os dois primeiros colocados irão à segunda volta, agenda para 31 de Outubro.

Ouça a reportagem especial da nossa correspondente no Brasil, Maria Cláudia Santos, que nos fala de vários temas entre eles os escândalos, o fenómeno Lula, e a política externa.

XS
SM
MD
LG