Links de Acesso

Malanje combate a poliomielite e o sarampo


Yolanda Mote Ndosa
Yolanda Mote Ndosa

A vacinação será para crianças do zero aos cinco anos

A segunda campanha de vacinação “Viva a vida com saúde” pretende imunizar em Malanje cerca de 200 mil crianças contra a poliomielite e sarampo de 9 a 22 deste mês em toda circunscrição.

As autoridades sanitárias vão ainda administrar os antigénio albendazol e a vitamina A em petizes das comunidades urbanas e rurais, anunciou a chefe em exercício do departamento provincial de saúde pública, Yolanda Mote Ndosa.

“Essa campanha vai se realizar em duas fases, uma fase rural e outra urbana, os passos já foram todos dados, a população está a ser mobilizada. Temos a vacinar nesta fase com a vitamina A, por exemplo, 90.006 crianças por vacinar, quanto ao albendazol temos 80.005, para o sarampo temos 85.005 crianças e para a pólio temos 100.006 crianças, então, cada antigénio tem a sua faixa etária específica. É só para lembrar que a vacinação será para as crianças do zero a menores de cinco anos”.

Yolanda Mote Ndosa disse que as administrações e repartições municipais de saúde têm os recursos financeiros necessários para o aluguer de automóveis, motociclos e bicicletas para atingir as localidades de difícil acesso.

Para o êxito da campanha a chefe em exercício do departamento de saúde público apela à participação de todas as forças vivas de Malanje para salvar muitas crianças de doenças preveníveis por vacinas.

“Cada pessoa no seu nível e na sua área de actuação tentar sensibilizar a população para maior aderência, nós temos que ajudar as nossas crianças, nós temos muitos casos de sarampo em Angola e a nossa província não foge dessa realidade, temos já alguns municípios com surto de sarampo e não só, vive-se a situação da pólio, então, gostaria de deixar este apelo toda a pessoa que está ligada a sociedade tentar sensibilizar no seu nível. A mãe tem que sensibilizar no bairro, os sobas, todo o mundo tem que ser um agente nessa campanha”.

Desde o início do ano 856 novos casos de sarampo foram notificados em quase toda extensão da província de Malanje.

XS
SM
MD
LG