Links de Acesso

Nigéria: al-Qaida está por detrás do atentado contra sede da ONU


Momentos após do atentado contra a sede da ONU na Nigéria, 26 de Agosto
Momentos após do atentado contra a sede da ONU na Nigéria, 26 de Agosto

Serviços Secretos nigerianos evocam a relação entre Boko Haram e al-Qaida através do autor do atentado que chegou da Somália

Os Serviços Secretos nigerianos acabaram de informar hoje que um homem com ligações a al-Qaida foi quem orquestrou o atentado suicida da Sexta-feira passada na Nigéria contra a sede das Nações Unidas em que morreram pelo menos 23 pessoas.

Segundo as investigações da polícia secreta nigeriana o homem em questão terá regressado recentemente da Somália.

A mesma polícia indicou ter ainda em detenção dois suspeitos dados como altos responsáveis da seita islâmica Boko Haram que reivindicou o atentado contra sede da ONU em Abuja.

Os suspeitos foram detidos 5 dias antes do atentado ou seja no dia 21 de Agosto, depois de informações obtidas pela polícia de que elementos da Boko Haram estavam em missão para atacar alvos não específicos na capital da Nigéria.

A polícia secreta lançou igualmente um mandado de busca contra um outro suspeito.

Agenda Africana analisa hoje os efeitos deste atentado com o professor António Gaspar do Centro de Paz e Conflitos do Instituto de Relações Internacionais de Moçambique, quem comece por perguntar o que é muda na Nigéria e na região do Golfo da Guiné com este ataque e o particularmente do envolvimento da al-Qaida.

Ouça o segmento sonoro no início desta página...

XS
SM
MD
LG