Links de Acesso

Embora A Última Unidade De Combate Tenha Deixado O Iraque


O Pentágono considera que será difícil saber quando o ultimo soldado de combate americano deixe o Iraque já que as tropas dos Estados Unidos podem desempenhar uma variedade de funções dependendo das missões e das ordens recebidas.

Embora a última unidade de combate tenha deixado já o Iraque, a missão de combate continua para os restantes militares até final do mês em curso.

Foram dramáticas as cenas a que se assistiu às primeiras horas de quinta-feira na fronteira do Iraque com o Kuwait na altura em que uma coluna de veículos blindados de uma brigada de combate atravessou a linha de fronteira.

Foi um momento único para os soldados após um ano de presença no Iraque, embora a sua partida tenha criado uma certa confusão entre notícias de que eles foram as ultimas tropas de combate no país.

As autoridades salientaram que o conceito não estava correcto. Aquela brigada fora a maior unidade terrestre com missão de combate, mas que outras unidades mais pequenas permanecem enquanto se preparam para deixar a 31 de Agosto conforme determinado pelo Presidente Obama.

Os 50 mil militares dos Estados Unidos que vão permanecer no Iraque durante o próximo ano não vão ter missão de combate, são totalmente capazes de combate se forem atacados ou se as forças iraquianas necessitarem de assistência.

O comandante das forças dos Estados Unidos no Iraque, o general Ray Odierno confirmou isto mesmo.

“Acredito que cinquenta mil possuem grande capacidade. Ainda teremos capacidade no terreno e se os iraquianos necessitarem, podemos ajudar”.

Por isso o que vão fazer as restantes tropas dos Estados Unidos que vão ficar no Iraque até final do próximo ano?

As autoridades referem que vão fornecer poder aéreo e logístico, ajudar a minorar as tensões no norte entre as forças iraquianas e as forças curdas, trabalhando igualmente com os elementos iraquianos.

As tropas americanas encontram-se organizadas naquilo que os militares denominam de Brigadas de Aconselhamento e Assistência, em vez de Brigadas de Combate.

Estes militares são os mesmos que no passado entraram em combate, e mantêm o mesmo armamento e a maior parte do equipamento.

XS
SM
MD
LG