Links de Acesso

Anualmente 400 Mil Crianças Adquirem HIV


Anualmente 400 Mil Crianças Adquirem HIV
Anualmente 400 Mil Crianças Adquirem HIV

os bebés devem ser testados entre quatro ou seis semanas antes do parto

Embora seja evitável, anualmente cerca de 400 mil crianças adquirem o vírus HIV das suas mães. Num esforço para combater o problema, a Organização Mundial de Saúde divulgou novas recomendações – apelando a todas mulheres seropositivas a receber medicamentos anti retrovirais para proteger contra a transmissão do vírus durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Todos os pais que aguardam o nascimento de um filho desejam que nasça com saúde. As grávidas que são portadoras do HIV e não recebam tratamento precoce e eficaz, arriscam-se a passar para a criança o vírus que causa a SIDA.

A conselheira da UNISIDA Karusa Kiragu destaca que os bebés devem ser testados entre quatro ou seis semanas antes do parto.

“Se uma criança que tenha HIV não seja colocada imediatamente sob tratamento, metade delas acabam por morrer antes dos dois anos de idade”.

Anteriormente, as mães sero positivas eram aconselhadas a não amamentar os filhos por que podiam transmitir o vírus através do sei leite. No entanto as novas linhas de actuação da OMS considera seguro que as mães procedam à amamentação dos filhos desde que estejam a tomar medicamentos contra o HIV.

A médica Ann Akesson é a coordenadora dos Médicos Sem fronteiras no Malaui.

“Podem amamentar até aos seis meses de idade, segundo as directivas actuais, pois se não o fizerem existe o risco da criança morrer de doenças como a diarreia ou infecção pulmonar”.

A transmissão do HIV de mãe para o filho foi praticamente eliminada nos países desenvolvidos. No entanto na África subsaariana continua a ser um problema sério.

Karusa Kiragu adianta que sem intervenção, existem uma percentagem de 45 por cento de um bebé ser infectado pela mãe. Kiragu atribui este índice elevado em parte devido à ausência de serviços de saúde adequados.

Os especialistas adiantam que protegendo as mães e os filhos da infecção do HIV constitui um assunto familiar. Exige que todos estejam conscientes do seu estado relativamente ao HIV, adoptando práticas seguras de sexo e obtendo tratamento precoce e eficaz para que os bebes possam ter um futuro promissor.

XS
SM
MD
LG