Os Estados Unidos querem apoiar Angola durante o processo eleitoral em 2012 com o objectivo de se conseguir uma maior credibilidade do sufrágio.
Quem o afirmou foi o embaixador americano em Angola, Christopher McMullen durante uma conferência de imprensa na cidade do Huambo, na qual acrescentou que a ajuda dos Estados Unidos na realização do processo eleitoral visa dar maior credibilidade ao referido processo.
Falando à imprensa no fim da visita de quatro dias ao Huambo, McMullen informou que a ajuda será na promoção do diálogo entre os partidos políticos e na educação cívica eleitoral da população.
McMullen disse no Huambo que deve haver maior diálogo entre o governo angolano e os partidos políticos em relação ao pacote legislativo eleitoral.
O diplomata referiu que o governo americano pretende apoiar esse processo, mas, salientou “ é preciso que haja o envolvimento da sociedade civil angolana para credibilidade do evento”.
“ As eleições são muito importantes para a democracia em Angola e nós queremos acompanhá-las,” disse igualmente o embaixador americano.
McMullen deu ainda a conhecer que para este ano fiscal os Estados Unidos disponibilizaram mais de 100 milhões para Angola e cerca de 70 por cento deste valor foram destinados ao sector da saúde.
Ouça a reportagem do António Capalandanda.
Quem o afirmou foi o embaixador americano em Angola, Christopher McMullen durante uma conferência de imprensa na cidade do Huambo.