Links de Acesso

Obama e Romney empatados em sondagem


Mitt Romney
Mitt Romney

Romney tem vantagem na angariação de fundos para a sua campanha

Sondagem dá empate entre Obama e Romney

Dezenas de milhões de dólares estão já a ser ganhos na campanha para a presidência dos Estados Unidos. Mas a julgar pelas últimas sondagens isso pouco ou nenhum efeito tem tido.

Com efeito dados oficiais indicam que em oito estados considerados cruciais a campanha do presidente Obama gastou já 91 milhões de dólares em anúncios de televisão contra 23 milhões de dólares gastos pelo seu oponente Mitt Romney.

Por exemplo na Florida Obama gastou 17 milhões contra dois milhões de Romney, no Ohio 22 milhões contra seis milhões e meio e na Virgínia 11 milhões contra três milhões.

Os gastos são um indicativo claro que a campanha de Obama vê esses estados como cruciais para uma vitória mas poderão constituir a curto prazo um problema para a campanha do presidente.

Dados oficiais indicam que a campanha de Romney está a angariar mais fundos que Obama. O mês passado a campanha do candidato republicano angariou 106 milhões de dólares contra 71 milhões de Obama.

Isto é sem dúvida algo a que o presidente não está habituado. Na campanha em que foi eleito o presidente Obama angariou 745 milhões de dólares deixando bem para trás o seu oponente Republicano John McCain.

Há agora preocupação dentro da campanha de Obama sobre a diferença na angariação de fundos.

Romney e a sua campanha disseram que têm actualmente em reservas 160 milhões de dólares. A campanha de Obama recusou-se a dizer quantos fundos tem em mão mas vai ter que o fazer por lei até ao próximo dia 20.

Mas apesar destes fundos e gastos não há sinal que os eleitores estejam a mudar de opinião.

Uma sondagem divulgada terça-feira pelo jornal Washington Post e pela cadeia de televisão ABC diz que Barack Obama e Mitt Romney estão agora empatados com 47% do eleitorado para cada lado.

Paradoxalmente a sondagem é reveladora contudo de como Mitt Romney continua a ter dificuldades em convencer o eleitorado americano de que Barack Obama deve ser derrotado nas próximas presidenciais.

Com efeito a sondagem revela que dois terços do eleitorado considera que o país está na via errada; a maioria do eleitorado considera de negativo o primeiro mandato de Obama e quando interrogados sobre quem seria melhor para resolver questões de economia, saúde e deficit orçamental Mit Romney é considerado melhor.

É por isso revelador que apesar disso o eleitorado continua em igual numero a dizer que votará a favor de Obama. Se tivermos em conta outras sondagens para além deste ultima do Washingotn Post Obama continua a ter uma vantagem embora pequena de 1,8% o que indica claramente que Romney continua portanto em dificuldades em tentar convencer o eleitorado que ele é a solução para as questões que preocupam os americanos.

Mais preocupante para os republicanos é o facto de Obama continuar a comandar as sondagens na maioria dos estados considerados essenciais para uma vitória.

O que parece indicar que para o eleitorado o passado sobre presidência de Obama não foi bom mas na incerteza quanto ao futuro continua a duvidar-se que Mitt Romney possa ser uma solução para o que correu mal.

XS
SM
MD
LG