Links de Acesso

Os Americanos adoram as listas dos melhores


Uma relação lógica entre a compra e a inteligência das comunidades

Áreas metropolitanas mais inteligentes

Os Americanos adoram as listas dos melhores – das 50 melhores universidades, dos 10 melhores artistas, da centena de filmes do milénio, e assim por diante.

Estas listas vendem revistas, por que existe sempre alguém que discorda da lista que um especialista ou editor decidiu elaborar.

É por isso que não se pode estar certo que a mais recente lista das cidades Americanas mais inteligentes esta correcta, mas constitui motivo para debate.

Nesta edição da VIDA NA AMERICA, vamos pois falar da lista das áreas metropolitanas mais inteligentes.

A lista mais recente, segundo a edição on-line da Amazon, não é usada a expressão mais inteligente, mas sim as cidades que mais livros lêem, baseando a conclusão nas vendas de livros, de revistas, de jornais, ou da utilização de leitores de texto.

Assumindo que as pessoas realmente lêem livros e os compram frequentemente, poderia parecer existir uma relação lógica entre a compra e a inteligência das comunidades.

Não seria pois surpresa que seis das dez cidades na lista da Amazon se encontram grandes universidades ou cidades universitárias – Cambridge, Massachussetts, localidade da universidade de Harvard, encontra-se no segundo lugar.

Berleley, na Califórnia, onde se encontra localizada a Universidade da Califórnia, encontra-se na terceira posição.

A comunidade vencedora – a que tem maior apetite por livros e jornais – só tem duas ou três universidades de pequenas dimensões, e um seminário teológico.

Estamos a falar de Alexandria, na Virginia, localizada na outra margem do rio Potomac frente à capital federal dos Estados Unidos.

Com efeito, uma outra lista dos locais mais inteligentes, a lista das cidades americanas mais literadas – tem apenas duas ou três dependências universitária, e um seminário teológico.

Uma outra lista de locais inteligentes elaborada pela Universidade Central de Connecticut, coloca a cidade de Washington, no distrito de Colúmbia, no primeiro lugar.

XS
SM
MD
LG