Links de Acesso

Guiné-Bissau: Governo promete reformas militares e combate ao tráfico de droga


CEDAO è o "condutor" das reformas, diz porta-voz

Governo de Bissau faz balanço

O governo de transição da Guiné-Bissau disse que vai continuar com o programa de reformas dos sector militar do pais e prometeu tambem ccontinuar com o combate àao tráfico de drogas.

O governo convocou a imprensa para fazer o balanço de um mês da sua governação e pela voz do ministro da presidência do conselho de ministros, Fernando Vaz, considerou positivo os trinta dias de exercício.

Disse também que o momento exige de cada guineense, "o compromisso de cessar com a espiral de calúnia, ódio e violência".

Trata-se de um governo saído de golpe de estado que pretende realizar varias acções governativas em doze meses.

Promete atenuar a crónica debilidade do sistema energético no país, com a instalação de novos grupos eletrogénios e a aplicação efectiva do processo da reforma nos sectores da defesa e segurança.

Sobre este particular, Fernando Vaz apontou a CEDEAO como um condutor incontornável. Sobre as acções até aqui realizadas, o porta-voz do governo afirma que houve o aumento no rigor da gestão dos bens públicos, através da aplicação de algumas medidas assentada no reforço do nível de combate a corrupção.

E, numa altura em que se fala muito no aumento do tráfico de droga no país, isto após o Golpe de Estado de 12 de Abril último,envolvendo alegadamente algumas figuras do poder, o ministro falou da firme vontade do executivo na aplicação das prioridades de combate ao narcotráfico e ao crime transfronteiriço.

O governo guineense disse ainda que vai apoiar as entidades judiciais para o julgamento dos casos de assassinatos políticos ocorridos nos últimos anos na Guiné-Bissau.


XS
SM
MD
LG