O presidente Barack Obama encontra-se no Canadá para as cimeiras dos Gê 8 e dos Gê 20 das nações mais industrializadas do mundo.
As discussões no seio dos Gê 8 vão centrar-se no desenvolvimento, assuntos económicos e paz e segurança, enquanto os Gê 20 vão debater as medidas que estão a ser adoptadas no sentido da recuperação financeira.
Após um almoço de trabalho sobre assuntos económicos no seio dos Gê 8, o presidente norte-americano participa numa sessão com sete dirigentes africanos, discutindo o desenvolvimento e questões da saúde maternal e da criança.
Dirigentes do Haiti, da Jamaica e da Colômbia vão participar dos debates, centrando as atenções no tráfego de drogas entre a América Latina e África. Mais tarde o jantar onde apenas participam os Gê 8 vai abarcar questões políticas e governação.
Os dirigentes dos Gê 8 voltam a reunir no sábado de manhã, nos arredores de Toronto, para análise de assuntos de paz e segurança, com as atenções centradas no Irão, na Coreia do Norte, o Afeganistão, o Paquistão e o processo de paz no Médio Oriente, antes da conferência de imprensa de encerramento.
Fontes da administração norte americana referem que o Presidente Obama e dirigentes dos Gê 8 e Gê 20 vão trabalhar nas medidas em curso para assegurar uma recuperação económica global durável, e discutir medidas de reforma financeira, bem como trocas comerciais, alterações climáticas, e segurança energética.
Numa conferência de imprensa realizada na quinta-feira na Casa Branca com o presidente russo Dmitri Medvedev que se desloca igualmente a Toronto, o presidente Obama explicou as decisões que espera que os Gê 20 enfrentem para assegurar a manutenção do crescimento económico sustentável e o re equilíbrio da situação financeira global.
“Nem todos os países vão responder da mesma forma, mas todos temos a responsabilidade de re equilibrar de forma a possibilitar o crescimento económico sustentável de longo prazo no qual todas as nações participem e os cidadãos daquelas nações venham a beneficiar”.
Obama adiantou que a decisão da China em permitir que a sua divisa aumente de valor contra o dólar americano tem de ser acompanhada no decurso do ano.
O presidente Obama vai realizar uma serie de encontros bilaterais em Toronto, incluindo primeiro frente a frente com o primeiro ministro britânico David Cameron, encontro onde o Afeganistão e o Irão vão ser tópicos.
Fontes da administração norte americana sublinham que Barack Obama vai utilizar as cimeiras anuais para sublinha o compromisso dos Estados Unidos para com o envolvimento com a Ásia.