Links de Acesso

A BP Criou Um Fundo de 20 Mil Milhões de Dólares Para Indemnizar Pessoas Lesadas Pela Maré Negra


para compensar os trabalhadores que ficaram desempregados devido à suspensão da prospecção no mar

Após uma reunião de 4 horas com o Presidente Obama, a BP criou um fundo de 20 mil milhões de dólares para indemnizar pessoas lesadas pela maré negra e pediu desculpa pelo que se está a passar no Golfo do México.

Após semanas de críticas por não se ter reunido com os dirigentes da BP, o Presidente Barack Obama convocou-os para um encontro na Sala Oval. Após quatro horas de reunião, havia um importante resultado a anunciar.

“Estes 20 mil milhões de dólares vão providenciar garantias substanciais de que as indemnizações devidas às pessoas e empresas serão pagas. É também importante notar que este montante não é um limite máximo. As pessoas afectadas podem ter a certeza do meu empenho em que a BP assuma todas as suas responsabilidades”.

Descrevendo a reunião de ontem como um bom primeiro passo, Obama anunciou ainda a criação, pela BP, de um fundo de 100 milhões de dólares para compensar os trabalhadores que ficaram desempregados devido à suspensão da prospecção no mar.

Carl Svanberg, presidente do conselho de administração, disse após a reunião que a BP não vai pagar dividendos aos accionistas e pediu desculpa.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para pedir desculpa ao povo americano em nome de todos os funcionários da BP, muitos dos quais vivem na costa do Golfo do México. E agradeço a vossa paciência ao durante estes tempos difíceis”.

Svanberg não respondeu a questões sobre falhas evitáveis da BP como causa para o derrame. Disse que está em curso uma série de investigações e que o conselho de administração ordenou um inquérito interno.

Obama, por seu lado, notou que este desastre demonstra a necessidade de maior regulamentação da indústria petrolífera e de uma nova política energética.

Mas a intenção do presidente fazer aprovar nova legislação energética não é aceite pelos republicanos, que ontem o voltaram a criticar. Um deles foi o líder republicano no senado, Mitch McConnell.

“Gostaria que o presidente utilizasse esta oportunidade para se concentrar inteiramente na limpeza da maré negra em, vez de usar esta crise para criar um novo imposto sobre a energia”.

Na próxima semana vai haver uma reunião na casa Branca sobre este assunto. Os democratas no Congresso já aprovaram uma nova lei da energia que precisa, agora, de ser aprovada no Senado. Os mesmos democratas notaram que, finalmente, após a reunião com Obama, a BP decidiu responder como devia a esta crise.

XS
SM
MD
LG