Links de Acesso

Aproximação de São Tomé a Moscovo e a Teerão


A empresa russa Gunvor, vai construir um porto petrolífero

Não há solidariedade politica ou diplomática

A aproximação de São Tomé e Príncipe a países como Rússia e Irão faz-se na base dos negócios, não havendo solidariedade política ou diplomática, sublinhou o primeiro-ministro são-tomense, durante a visita a Portugal.

São Tomé e Príncipe assinou recentemente um memorando de entendimento, com a empresa russa Gunvor, para a construção de um porto petrolífero.

As relações com a Rússia e com o Irão decorrem de respostas a uma proposta económica feita por São Tomé, destacou Patrice Trovoada.

O primeiro-ministro referiu que o investimento externo directo começa a prestar atenção a São Tomé, justificação para propor alternativas de financiamento que reduzam a dependência externa do país, nomeadamente em relação às doações internacionais.

Patrice Trovoada defendeu as parcerias público-privadas como uma alternativa possível. Admitindo que estas só poderão ser implementadas de uma maneira progressiva, o primeiro-ministro reconheceu que o desengajamento da ajuda pública ao desenvolvimento não será imediato.

XS
SM
MD
LG