Seca no Kwanza Sul
A ausência de chuvas está a provocar problemas na produção de alimentos na Cassonga, a noroeste da cidade do Sumbe.
Alimentos tradicionalmente produzidos na zona escasseiam devido á seca.
O milho, feijão, batata doce, tabaco, cana e manga são os produtos mais produzidos naquela localidade e geralmente em grandes quantidades.
No ano de 2012, esses produtos estão em falta devido à ausência das chuvas facto que deixou as populações sem solução e consequentemente o gado se tornou nómada – isto é à procura de outros pastos em zonas longínquas.
Instado a pronunciar-se sobre a situação o soba local Fernando Abel manifestou-se bastante preocupado com o facto e disse que das solicitações afectuadas a estruturas afins, não obtiveram resposta satisfatória.
O soba diz estarem a atravessar momentos de penúria alimentar devido a seca .
A alternativa, segundo disse, tem sido e como sempre as nakas junto ao rio mas, desta vez o caudal do rio também não subiu para inundar parcelas e o povo não conseguiu tirar daí qualquer rendimento.
A autoridade tradicional disse que o processo eleitoral poderá encontrar sobressaltos pois alguns populares já manifestam vontade de não votar caso o espectro da fome se mantenha.
Cassonga conta com uma extensão geográfica de mais de 10 quilometros quadrados de e uma população de mais de vinte mil habitantes.
Actualmente a pesca artesanal é a principal actividade e que tem se reflectido no sustento das famílias.