Links de Acesso

Islamistas procuram manter o controlo do norte do Mali


Nómada tuaregue ao lado da centenária mesquita de Tumbouctou no norte do país
Nómada tuaregue ao lado da centenária mesquita de Tumbouctou no norte do país

Grupos rebeldes e islâmicos anunciaram a criação de um Estado Islâmico independente, perante a inação de Bamako

Mali: Rebeldes criam Estado Islamico Independente

Os rebeldes tuaregues e milícias islâmicas uniram as suas forças no norte do Mali e anunciaram a criação de um Estado Islâmico Independente, chamado de Azawad.

Esses grupos aproveitaram-se do golpe militar em Bamako para assumirem o controlo do norte do país.

A correspondente da VOA, Anne Look diz que começa a haver resistências por parte dos residentes do norte quanto a instalação da lei islâmica.

Na cerimónia de abertura do tribunal na cidade da Gao, no norte do Mali, o comissário Abdoulaye Maiga começa a sessão com a leitura do alcorão. Esse conhecido homem de negócios na região, é membro da milícia da seita islamica Ansar Dine, que segundo os residentes domina actualmente a cidade.

Esta manhã, Maiga procedia a audiência do caso de um homem acusado de ter deixado o gado pastar-se no campo do vizinho. O réu confessa o acto, e diz que já tinha resolvido no passado situações idênticas, subornando as autoridades. Desta vez ele promete compensar o vizinho pelos estragos nas plantações. O acordo acabou por ser aceite.

O comissário Maiga prossegue o dia, julgando outros casos, incluindo um envolvendo dois homens, um deles acusado de adultério e outro de embriaguez. Nenhuma testemunha foi ouvida. A repórter da VOA pôde ainda assistir a aplicação da sentença que impôs 80 chicotadas a cada um.

A cidade de Gao é um dos três maiores centros populacionais do norte do Mali conquistado pelos separatistas tuaregues e milícias islâmicas durante o caos que se seguiu ao golpe de Estado de 22 de Março em Bamako.

Os dois grupos uniram as suas forças ultimammente e anunciaram que vão criar um Estado islâmico independente numa área que compreende cerca de dois-terços do território maliano. Ansar Dine já está a impor a sua variante de lei islâmica no norte do país.

Um milícia que identificou-se como Ibrahim diz que não vão forcar ninguém a praticar o islão. Adiantou que é Alá quem ordenou para que o islão fosse adoptado como a religião e que deverá ser feito com a sharia e um exército para a sua defesa.

Apesar do islão ser há muito anos, a religião praticada no norte, os residentes de Gao estão a ter dificuldades em aceita-la.

As mulheres deverão usar véus em público. Pessoas de sexos diferentes não deverão andar juntas ou abraçar-se em público. As milícias acabaram por encerrar os bares e clubes nocturnos da cidade.

A seita Ansar Dine tem ligações com al-Qaida do Magreb conhecida como AQIM, cujos militantes e líderes têm sido vistos em Gao e noutras cidades do norte do Mali desde a ocupação.

As Nações Unidas indicam que mais de 200 mil malianos já fugiram do norte ao longo deste ano.

A CEDEAO enquanto organização regional, propôs enviar uma força de paz ao Mali. Os analistas dizem no entanto que a situação no norte do país não parece fácil para que seja operada uma mudança a curto prazo.

XS
SM
MD
LG