Links de Acesso

Hospital Pediátrico de Luanda: Mortalidade aumenta 20%


Picada do mosquito anófeles pode transmitir a malária
Picada do mosquito anófeles pode transmitir a malária

Doze crianças morrem diariamente no Hospital Pediátrico de Luanda e a situação tende a agravar-se.

Doze crianças morrem diariamente no Hospital Pediátrico de Luanda e a situação tende a agravar-se. De facto só nos últimos seis meses registou-se um aumento de 20% na taxa de mortalidade.

Das mais de quatrocentas crianças observadas diariamente no hospital Pediátrico de Luanda, noventa e seis são internadas e doze óbitos são registados, segundo revelam as últimas estatísticas.

A malária continua a ser a principal causa de morte depois das anemias, doenças respiratórias e sub-nutrição como referiu a médica Ermelinda Ferreira que lamenta os dados estatísticos dos últimos meses.

O hospital não tem condições de atender à demanda. Mais de cem pacientes estão numa sala que prevê apenas o internamento de 30 doentes o que obriga a partilha das camas por mais de duas crianças.

A situação deixa agonizada as famílias que acorrem para a única unidade sanitária pediátrica de Luanda em busca da saúde dos seus filhos.

Apesar das dificuldades as enfermeiras garantem tudo fazer para tentar salvar a vida das crianças e recomendam como solução a ampliação das estruturas físicas do hospital pediátrico.

Ouça a reportagem do Agostinho Gayeta.

XS
SM
MD
LG