Links de Acesso

França: Tudo em aberto para a segunda-volta das presidenciais


Candidato Socialista François Hollande saudando os apoiantes
Candidato Socialista François Hollande saudando os apoiantes

Vantagem do candidato socialista é reduzida apesar das sondagens prever uma vitoria de oito pontos de François Hollande

Em França o socialista, François Hollande é o candidato mais votado nas eleições presidenciais de ontem, ao obter 28,63 por cento dos votos contra o presidente cessante, Nikolas Sarkozy que ficou pelos 27,18 por cento.

A candidata Marine Le Pen da extrema-direita do partido Frente Nacional, com 17,90 por cento dos sufrágios, surge no terceiro lugar. A segunda-volta está marcada para o próximo dia 6 de Maio.

Os resultados das eleições de ontem em França confirmam que a segunda-volta vai ser renhida entre o socialista François Hollande e o presidente cessante Nikolas Sarkozy do partido União para o Movimento Presidencial – UMP.

Os dois homens vão disputar os votos dos eleitores da extrema-direita cuja candidata Marine Le Pen obteve um histórico resultado de cerca de 18 por cento. Também por disputar estarão os votos do centrista François Bayrou que ficou pelos 9,13 por cento.

O quarto candidato mais votado, Jean-Luc Melenchon da esquerda radical que ficou pelos 11,11 por cento dos votos já declarou o seu apoio a Françoisd Hollande.

As sondagens estão contudo a prever a vitória do candidato socialista dentro de duas semanas com uma vantagem de 8 pontos.

Daniel Ribeiro é correspondente do Jornal Expresso em Paris e diz que as contas estão a complicar-se para o ainda presidente Sarkozy…

XS
SM
MD
LG