Links de Acesso

Mitt Romney consolida posição como candidato Republicano


Liderança Republicana pressiona outros candidatos a desistirem.

Apesar da oposição de sectores mais conservadores, Mitt Romney está a consolidar a sua posição como candidato Republicano às presidenciais de Novembro.

Figuras importantes no partido, como o antigo Presidente George Herbert Walker Bush, dizem que chegou a altura para os opositores de Romney desistirem.

Outros avisam que a continuação da luta eleitoral entre candidatos do partido poderá afectar as suas possibilidades de vitória em Novembro.

“A minha mulher lembrou-me uma canção de Kenny Rogers que diz: Há um tempo para aguentar e um tempo para desistir. Penso portanto que chegou a altura das pessoas se unirem em redor deste bom homem,” disse Bush

Os eleitores republicanos foram ás urnas Segunda-feira em eleiçoes primàrias em dois estados e ainda aqui na capital americana.

Romney tem uma liderança que parece inultrapassável na contagem de delegados à convenção do partido. São precisos 1144 delegados para se garantir a nomeação do Partido Republicano Romney tem 566 delegados contra 263 de Rick Dantorum, 140 de Newt Gingrich e e 67 de Ron Paul.

Analistas fazem notar que sendo as eleições primàrias estaduais republicanas decididas no sistema proporcional é agora praticamente impossível ultrapssar Romney que quaisquer que sejam os futuros resultados irá continuar a acumular delegados a seu favor.

Romney é tido como favorito para vencer em Wisconsin e Maryland nas eleições de Segunda-feira e a sua vitória em Wisconsin é tida como importante pois esse é um estado considerado de indeciso nas presidenciais de Novembro.

Mas o avanço – agora quase uma certeza – da vitória de Romney na corrida para a nomeação Republicana, tem sido acompanhada por dúvidas, senão mesmo hostilidade, das bases mais conservadoras do Partido Republicano e os seus rivais não dão sinais de querer abandonar a corrida.

Rick Santorum o seu mais directo rival continua a acusar Romney de não ter posições definidas e de não ser um verdadeiro conservador capaz de fazer frente a Obama com uma alternativa clara.

Alguns dirigentes republicanos como o congressista Steve Chabot manifestam agora ansiedade com a continuação da luta e das acusações mtuas.

“Como Republicano eu gostaria de vêr as criticas mútuas serem dirigidas contra a política do presidente,” disse ele.

“ É preciso que o povo americano comece a concentrar-se naquilo que o presidente fez de bem ou de mal,” acrescentou.

Com efeito Peter Brown, um especialista em sondagens eleitorais diz que os ataques mútuos dos candiatos Republicanos poderão ajudar Obama em Novembro.

“O tipo de tom negativo que está a ser usado acaba por marcar os candidatos. O que é mau para os Republicanos é bom para o presidente e portanto isso ajuda-o,” disse ele

Talvez por ser agora o candidato inevitàvel do Partido Republicano Romney tem estado gradualmente a mudar o tom da sua campanha. Em Wisconsin, um dos estados onde se vota Segunda-feira Romney tem feito discursos ignorando os seus rivais republicanos e concentrando as suas críticas sobre as políticas e a governação do presidente Obama
E tem boas razões para começar a fazer isso.

As últimas sondagens indicam que o presidente derrotaria qualquer candidato republicano se a votação ocorrese agora. Isto porque a economia americana parece estar a recuperar, disse Peter Brown.

“Há um sentimento generalizado de que a economia está a melhorar,” disse ele.

“ Isso claro esta que tem um efeito benéfico para o presidente,” acrescentou.

O analista Henry Olsen do American Enterprise Institute considera no entanto que uma decisão do Supremo Tribunal sobre a constitucionalidade da lei de reforma de saúde do presidente poderá ainda afectar as presidenciais.

“Dependendo daquilo que o Supremo decidir, um dos candidatos será fortalecido por essa decisão,” disse ele

Essa decisão é esperada em Junho. Até la já deverá saber-se quem será sem qualquer dvida o candidato do Partido Republicano que vai beneficiar ou ser prejudicado por essa decisão


XS
SM
MD
LG