Links de Acesso

Religiões africanas alvo de discriminação nas escolas do Brasil


Intolerância religiosa no Brasil afecta pessoas ligadas às crenças de origem africana e começa desde cedo, nas escolas.

Pesquisa confirma que a intolerância religiosa no Brasil afecta, principalmente, as pessoas ligadas às crenças de origem africana, tem relação com o racismo e começa desde cedo, nas escolas.

O estudo foi desenvolvido pela pesquisadora Denise Carreira, relatora nacional de educação, ligada à Plataforma de Direitos Humanos, Económicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil), que reúne movimentos e organizações da sociedade civil.

Carreira, que também é coordenadora da Acção Educativa, pesquisou a intolerância religiosa em escolas de pelo menos três estados - Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo registou – de famílias, professores e entidades religiosas - casos que vão desde humilhação até violência física contra alunos e educadores de determinadas crenças.

Os resultados da investigação fazem parte de um relatório sobre educação e racismo no Brasil, que deve ser divulgado em Abril. A pesquisadora detalha o estudo e começa explicando porque as crenças de origem africanas sofrem tanto preconceito no Brasil.

Ouça a entrevista clicando na barra azul ou no canto superior direito da página.

XS
SM
MD
LG