Links de Acesso

Fraca afluência nas eleições na Guiné-Bissau


CNE minimiza acusações de fraude

Os eleitores na Guiné Bissau foram Domingo ás urnas em eleições presidenciais que segundo o nosso correspondente foi marcada por fraca afluência às urnas.

Antes das urnas encerrarem o chefe da missão de observadores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) às eleições presidenciais da Guiné-Bissau disse hoje que o escrutínio está a decorrer "num clima normal", sem "reclamações de relevo".

Em declarações aos jornalistas, Armindo Maurício admitiu no entanto que teve informações de candidaturas sobre alegadas fraudes, mas que as mesmas não foram "precisas e concretas", pelo que aguarda mais informação.

Sobre o assunto, o cabo-verdiano Armindo Maurício precisou que o problema se prende eventualmente na "não existência de alguns cartões de eleitores, que poderão não ter sido distribuídos, apesar de a CNE (Comissão Nacional de Eleições) afirmar que foram todos distribuídos".

Armindo Maurício disse que a missão da CPLP falou com organizações não-governamentais, chefias militares e outras missões de observadores. Todos os observadores constataram "que o clima é tranquilo, está pacífico, os cidadãos estão descontraídos".

O responsável disse que a missão da CPLP falou com representantes das "candidaturas com maior peso" nas mesas e constatou "que tudo está a decorrer num clima normal" e que "não há reclamações de relevo nem protestos".

O candidato Henrique Rosa disse hoje, após votar, que havia fraudes, mas não explicou que tipo, nem onde.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, Orlando Viegas, desvalorizou essas acusações de alegadas fraudes anunciadas por Henrique Rosa, dizendo que o político é livre de dizer o que pensa sobre o processo por ser candidato.

O nosso correspondente disse que huve alguns problemas com falta de materiais de apoio como fita-cola e outros mas que isso não iria afectar o computo geral das eleições.

A s eleições foram convocadas após a morte do Presidente eleito em 2009, Malam Bacai Sanhá, em Janeiro.

XS
SM
MD
LG