Links de Acesso

Etiópia faz incursão militar na Eritreia


Bandeira nacional da Eritreia
Bandeira nacional da Eritreia

Forças etíopes desencadearam um ataque contra campos de treino militar na vizinha Eritreia.

Forças etíopes desencadearam um ataque contra campos de treino militar na vizinha Eritreia.

O porta-voz do governo etíope Shimeles Kemal afirmou que as tropas atravessaram a fronteira com a Eritreia para atacar aquartelamentos que segundo Adis Abeba servem de base para desencadear ataques de grupos subversivos naquela remota região: “ As forças de defesa da Etiópia entraram 16 quilómetros dentro da Eritreia e desencadearam com sucesso ataques contra postos militares usados por grupos subversivos financiados e treinados pelo governo eritreu”, disse ele.

Os dois campos alvos dos ataques situam-se ao longo da fronteira nordeste da Etiópia numa região onde turistas europeus foram atacados em Janeiro passado. 5 dos turistas foram mortos e dois outros foram feitos reféns.
Um obscuro grupo rebelde etíope libertou-os na semana passada.

O porta-voz governamental não deu mais pormenores sobre a incursão indicando apenas que não houve contacto directo entre força regulares etíopes e eritreias: “ As acções de hoje não constituíram uma confrontação militar directa entre os exércitos dos dois países”, disse Kemal.

Shimeles Kemal disse ainda que não previa um ataque de represália da Eritreia dizendo que as forças do país vizinho não se encontravam em posição de fazê-lo.

Um diplomata eritreu em Adis Abeba disse à VOA que não tinha ainda qualquer reacção do seu governo.

Os dois países não têm actualmente relações diplomáticas mas a Eritreia mantém uma delegação na União Africana que tem a sua sede na capital etíope.

XS
SM
MD
LG