Links de Acesso

Biombo vence carnaval na Guiné Bissau


Biombo vence carnaval na Guiné Bissau
Biombo vence carnaval na Guiné Bissau

No ano passado, a região de Biombo ocupou o segundo lugar…não se conformou e tinha que protestar. E este ano esborrachou a concorrência com apresentação que deixou a assistência boquiaberta. O júri não hesitou em atribuiu-lhe a vitória.

Biombo dominada pela etnia Pepel, a qual detêm a canção que estamos a ouvir, alias, considerada dona de Bissau, é uma das regiões cuja população ainda preservou uma boa parte da sua cultura tradicional. Se bem que Carnaval de Bissau é mesmo a apresentação de diferentes valores culturais, dos quais fazem parte o mosaico étnico guineense, a maior manifestação da cultura guineense ficou marcada com a presença de doze grupos, representando todas as oito regiões do pais, mais quatro grupos de Bissau - a capital - assim como mascaras e rainhas, este ultimo foi para Cadidjato Balde, que representou o Sector Autónomo de Bissau.

Para o Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval 2011, Alfa Balde, o evento terminou com marco de grande sucesso.

Todos os grupos participantes vão ter prémio de consolação e o vencedor recebe no dia 12 do corrente, numa cerimónia para o efeito, 2 milhões de Francos Cfa, correspondente a cerca de quatro mil dólares americanos. Carnaval 2011, cujo tema é Reconciliação Nacional, Paz, Reformas e Desenvolvimento, termina hoje com manifestações espontâneas, porquanto os desfiles terminaram ontem.

Alias, maior a concentração de sempre será agora na zona das barracas improvisadas, no bairro de ajuda, abarracas essas situadas na avenida principal da capital guineense, onde de comer e beber não faltam, desde pratos típicos tradicionais guineenses, nomeadamente caldos de chabeu ou mancara, até a gastronomia moderna.

XS
SM
MD
LG