Links de Acesso

Rádio Voz da América comemora 70 anos de serviço


Cerimônia de celebração do 70º aniversário da VOA
Cerimônia de celebração do 70º aniversário da VOA

Presidente Obama reconhece o papel da VOA diz que ela alimenta e anima a esperança dos povos oprimidos

O presidente Obama enviou uma mensagem à Voz da América por ocasião do 70º aniversário da criação desta agência de rádio internacional afirmando ser a “voz de liberdade” que faz lembrar aos povos que vivem em sociedades oprimidas de que eles não estão sozinhos.”

Outras mensagens vídeo recebidas pela administração da VOA, vieram da Secretária do Estado Hillary Clinton, e dos Nobeis da Paz, Aung San Suu Kyi e Dalai Lama, nas quais rendem homenagens a VOA cuja primeira emissão foi transmitida no dia 1 de Fevereiro de 1942.

Na audiência de celebração do evento na sede da VOA em Washington DC estavam os actuais e antigos responsáveis da a agência incluindo Walter Roberts o ultimo sobrevivente da pequena equipa que organizou a primeira emissão para Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

O presidente Obama disse que milhões de pessoas em todo o mundo “alimentam e animam” as esperanças através das emissões da Voz da América. “Perante censuras dos governos estrangeiros, vocês transmitem notícias objectivas e exactas. Perante regimes que negam os direitos universais, vocês defendem a liberdade e a democracia,” adiantou o presidente Obama.

Na sua mensagem, a Secretária de Estado Clinton realçou que a agência se adaptou a um mundo em rápida mutação e crescimento rumo a uma “vibrante rede de multimédia que usa todos os meios disponíveis, desde a televisão até Twitter.”

O presidente Obama e a Secretária de Estado Clinton prestaram homenagem ao repórter da VOA Mukarram Khan Aatif, morto por militantes Talibãs numa região tribal do Paquistão.

A líder da democracia Birmanesa e Nobel da Paz Aung San Kyi disse que comemorar os 70 anos da VOA é quase que festejar o aniversário de um amigo e citamos: “porque a VOA e outras estações de rádio foram amigos de companhia durante os meus longos anos de prisão domiciliária.”

Na sua mensagem de felicitação, o líder espiritual Tibetano, Dalai Lama disse ser “lamentável que a censura e a distorção da informação continuam a prevalecer em algumas partes do mundo.” Por essa razão adiantou que as “agencias como a Voz da América são altamente importantes na distribuição de notícias retractadas e imparciais.”

XS
SM
MD
LG